2 de novembro de 2016

DF: Governo distribui 90 mil conversores pra acelerar desligamento analógico

DF: Governo distribui 90 mil conversores pra acelerar desligamento analógicoAgendado para o dia 17 de novembro, depois de inúmeros adiamentos, o desligamento analógico da televisão ganhará uma "forcinha" do Governo Federal para ocorrer em Brasília, capital nacional e primeira metrópole que ficará sem o sinal.

90 mil conversores serão distribuídos para famílias do Cadastro Único de Assistência Social do Governo Federal, que comporta os beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais. Até agora cerca de 270 aparelhos foram distribuídos.

Para garantir que o sinal chegue para toda população, o governo planejou a entrega de conversores digitais para beneficiários do programa Bolsa Família, a partir de recursos advindos do leilão de nova faixa de transmissão para empresas de telecomunicações.

“A preocupação maior do Ministério é que a população não fiquem sem ver televisão”, afirma Willian Ivo, gestor do projeto de implantação da TV digital no Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os aparelhos estão sendo distribuídos em 20 pontos do DF e das cidades de seu entorno.

Em nota, o Grupo de Acompanhamento da TV Digital (GIRED), que é composto pelo governo e pelas emissoras, disse nesta terça-feira (1) que decidiu adiar a digitalização total porque o índice de domicílios preparados para receber o sinal ainda não chegou aos 90%. “Quando desligar vai aumentar muito a busca. Estamos intensificando a divulgação para informar a população. Nosso desafio está sendo a comunicação”, afirma Willian Ivo.

Em fevereiro deste ano, Rio Verde, no interior de Goiás, havia sido a primeira cidade brasileira a ter todos os sinais televisivos digitais. Na localidade, a migração foi feita quando o sinal ainda era menor que o nível definido pelo governo de 93% de domicílios preparados para a TV digital. Foram entregues mais de 16 mil aparelhos para famílias pobres da cidade, de uma reserva de 24 mil.


Este Post é

0 Comentários:

Postar um comentário